O que é Kitesurf

O kitesurf é uma mistura de windsurf com esqui, wakeboard, surf, vôo livre… Você desliza sobre a água em uma pranchinha, puxado pelo kite, que atua como uma asa impulsionado pelo vento. Surfistas vão adorar fazer kitesurf nos dias sem ondas.

Kitesurf, kiteboarding ou mesmo flysurf é um desporto aquático que utiliza uma pipa (comumente chamada pelos praticantes de kite) e uma prancha com ou sem alças (uma estrutura de suporte para os pés). A pessoa, com a pipa presa à cintura através de um dispositivo chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha, comanda o kite com a barra, e sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue se deslocar ( orçar ou arribar) escolhendo um trajeto, pegando ondas ou realizando saltos. Este esporte, relativamente recente, encontra-se num momento de grande popularidade e em crescente prática no Brasil, e no mundo.

O kitesurfista usa vários equipamentos, primeiro conecta a sua cintura um “trapézio”, é um cinturão que possuiu um gancho feito de aço, depois conecta a “barra” ao trapézio, através do “chicken loop” ( uma alça com um grampo, a qual faz parte da barra e que se liga ao kite por meio de linhas (4 ou 5 conforme o modelo do kite). Conforme o modelo, a barra possui normalmente, 02 linhas externas e 02 internas, as primeiras são conectadas ao bordo de fuga e as outras ao de ataque. Na foto ao lado, vê-se perfeitamente a prancha, o chicken loop, a barra e as linhas, a foto não permite distinguir o trapézio, que está na cintura do atleta.

O kitesurf foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux mas apenas atingiu alguma popularidade em meados da década de 1990.

O nome resulta da junção de duas palavras inglesas: “Kite“, que significa pipa (papagaio em Portugal e pandorga, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no conjunto de Ilhas dos Açores, de Portugal e nas províncias de Cádiz – onde na cidade de Chipiona existe inclusive um concurso de “pandorgas”, e Huelva na Andaluzia, na Espanha) e “Surf“, do verbo inglês “to surf“, que significa “navegar”.