Trekking

treO Trekking ou Caminhada é uma atividade física, aeróbica, que consiste no ato de caminhar em trilhas naturais, buscando maior contato com a natureza. É, na verdade, a mais antiga e conhecida forma de deslocamento desde que o homem ascendeu à qualidade de bípede e iniciou o ato de caminhar. Pode ser praticado tanto como uma forma de lazer, quanto em competições. Nesse caso, trata-se do trekking de regularidade e das corridas de aventura, modalidades que surgiram no início da década de 90, quando amantes da natureza resolveram adaptar as regras dos enduros de moto e jipe à caminhada ecológica.

A palavra trekking tem sua origem na língua africâner, onde o verbo trekken significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que o único meio e locomoção era a caminhada. Quando os britânicos invadiram a região, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente.

O termo trekking significa seguir, a pé, um ritmo ou percurso. Ou seja, o trekking é uma modalidade de caminhada (curta ou longa) por trilhas e montanhas que une a atividade física saudável ao contato com a natureza.

Por ser uma atividade física de baixo impacto, é uma excelente opção de esporte para ser praticado por diversos perfis de pessoas, desde os mais sedentários até os mais ativos e em todas as idades. Conheça um pouco mais de sua história!

imagessssssHistória do trekking 

O trekking como conhecemos hoje, nasceu no século XIX, mais precisamente com os holandeses que colonizaram a África do Sul. Em um primeiro momento, eles usavam o termo “trekking” para se referir à resistência física e ao sofrimento. Contudo, com a chegada dos ingleses na região, a palavra teve modificações e passou a significar longas caminhadas pela qual os trabalhadores ingleses precisavam passar.

Hoje, trekking se refere a um dos esportes que mais vem crescendo em todo o mundo, tendo, inclusive, campeonatos nacionais e mundiais.

O trekking é, com toda certeza, o esporte que melhor possibilita a ligação entre condicionamento físico e mental. Isso porque ele une a prática da atividade física ao contato com o meio ambiente, ajudando no relaxamento, na reflexão e no contato com o “eu” interior. Essa ligação direta com o natural e consigo mesmo age positivamente, tanto a saúde física, quanto a saúde emocional de seus praticantes.

Vivendo num dia a dia tão agitado e cheio de atribulações como na vida moderna, a experiência de oferecer um tempo a si mesmo, em contato com a natureza, é uma ótima chance de relaxar, recuperar as energias e se preparar para levar a rotina com mais leveza e serenidade.

Na Rota de Voo | Escola de Parapente & Kitesurf, você tem a opção de conhecer varias trilhas na região de Armação dos Búzios e Saquarema, guiados por especialistas nessa modalidade.